Trânsito deve registrar grande fluxo para Carnaval em cidades de SC
Confira dicas para não ter problemas no feriado
Segundo estimativas do Ministério do Turismo, o Estado de Santa Catarina, principalmente em municípios como Florianópolis, Laguna, Balneário Camboríú e Garopaba, deve receber mais de 184 mil turistas durante as festividades de Carnaval. O gasto per capita pode chegar a R$ 989.
As estradas recebem movimento recorde já a partir de quinta-feira. Além de todos os cuidados com o roteiro, recomenda-se uma revisão completa nos veículos. “O ideal é fazer com antecedência. Caso seja necessário a troca de componente, o serviço pode levar alguns dias para realiza-lo”, recomenda Jeverson Ugioni, profissional da Crilub.
Pensando no melhor para o seu veículo, a Crilub que zela pela folia, diversão e prevenção nas estradas reuniu os principais itens que devem ser verificados e, se necessário, trocados antes da viagem. Confira:
Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas
A necessidade do alinhamento e do balanceamento é fácil de ser identificada. Caso o veículo caia em um grande buraco, colida contra o meio-fio , sofra pressão em uma das rodas ou esteja há um longo período sem ser revisado, é indicado fazer o processo. Os sintomas de um veículo desalinhado aparecem mais claramente em alta velocidade, com vibrações ao volante, o carro puxando para um dos lados e pneus sendo desgastados de forma desigual.
Óleos e Fluidos
Como o motor do veículo é submetido a um esforço maior na estrada do que na cidade, é importante checar o nível e a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros. Vazamentos nesses recipientes podem comprometer o motor do veículo. Confira o líquido de arrefecimento, o óleo do motor e da transmissão, o fluido de freio, a direção hidráulica e a embreagem, e o nível do combustível do reservatório de partida a frio (apenas para veículos flex). Eles também podem ser trocados antes do prazo previsto pela montadora.
Sistema elétrico
As lanternas, faróis e piscas precisam estar funcionando corretamente. Caso alguma delas esteja queimada, o que é bastante comum, a substituição é simples e pode prevenir acidentes.
Sistema de limpeza dos vidros
Fora limpadores e desembaçadores, o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas também devem ser verificados. Limpadores com borrachas ressecadas não fazem o escoamento correto da água. Outra dica é limpar bem os vidros no dia da viagem, pois a sujeira reflete luz e dificulta a visão do motorista. Em carros sem ar-condicionado, um pano e um líquido antiembaçante fazem grande diferença na chuva.
Outros itens
Itens que costumam ser verificados com menor frequência também precisam ser analisados se o carro estiver muito tempo sem passar por uma revisão completa. São eles: sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos. Caso algum deles esteja comprometido também é necessária a troca antes da viagem.
Fonte: Site Tá Certo
Nenhum comentário:
Postar um comentário