sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O que fazer quando o motor superaquece?


O que fazer quando o motor superaquece?



Muitos automóveis trazem o mostrador de temperatura no painel, se o ponteiro sair da faixa de normalidade, entre 90° e 100°, e atingir o vermelho, é sinal de que o motor está mais aquecido que o normal. Existem, ainda, carros com relógio de temperatura que facilitam essa identificação. Há outros que simplesmente acendem um símbolo no painel. O último sinal e, certamente o mais extremo, é quando o motorista vê vapor saindo do capô.

Quando perceber que o motor está superaquecido, o primeiro procedimento é parar o carro imediatamente. Caso o motorista insistir em ficar rodando com o carro nessas condições, o motor pode sofrer danos maiores, como queima na junta do cabeçote e até um empenamento irreversível dos pistões.

Após a parada o motorista deve ter paciência e esperar aproximadamente 40 minutos para verificar a água do radiador, já que vazamento de água é a principal causa de superaquecimento de motor. Caso a tampa seja aberta antes disso, existe o risco de o condutor sofrer queimaduras.

Caso o nível de água esteja baixo, o motorista deve completá-lo com o motor ligado, em marcha lenta, para evitar choque térmico. Mesmo que o motorista complete a água e não veja mais sinais de vazamento, é importante procurar um centro automotivo especializado, o mais rápido possível para detectar problemas. Depois, a água no sistema deverá ser substituída com um líquido adequado, que ajuda a evitar o superaquecimento.

Os vazamentos de água podem ter diversas origens. Além dos vazamentos, o motor pode superaquecer por diversos motivos como problemas nas ventoinhas elétricas do radiador, relês ou fusíveis queimados. Também há a possibilidade de defeitos na válvula termostática e bomba d’água.

Confira um vídeo demonstrativo de motor superaquecido:





Fonte: Auto Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário