quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Troca de óleo na motocicleta: especialistas sugerem mais atenção com período do serviço

Troca de óleo na motocicleta: especialistas sugerem mais atenção com período do serviço

Antigamente, sugeria-se a troca de óleo em motocicletas a cada 1.000 quilômetros rodados. Entretanto, a evolução dos lubrificantes permitiu ampliar o período de substituição do líquido que pode variar de acordo com a montadora ou fabricante.

Segundo as montadoras, mais do que verificar a quilometragem é o prazo de validade do óleo. “Mesmo que você rode menos, de acordo com o manual, recomendamos substituir o lubrificante a cada seis meses”, apontam.

A primeira troca, independente do modelo, para as motocicletas novas, deve ocorrer em 1.0000 quilômetros. “Já a partir da segunda troca, tudo vai depender da recomendação do manual. Por exemplo, uma Honda CG 150 temos que trocar o óleo a cada 4.000. Já uma Yamaha YBR 125 a cada 3.000. O importante é seguir essas orientações”, complementam especialistas em motocicletas.

Função do óleo
O lubrificante tem como função principal reduzir o atrito interno pelo funcionamento do motor. Se sempre verificado na medida correta, vai garantir diferentes benefícios aos motociclistas. “Garante a limpeza e fluidez dos componentes internos da moto, resultando em mais resistência e durabilidade do motor”, aponta o técnico em lubrificação.


Diferença do lubrificante para moto em relação a automóveis
Mesmo ambos com funcionamento a quatro tempos, o lubrificante utilizado para motocicletas é bem diferente em automóveis. Nas motos, o óleo vem com baixa refrigeração e pode chegar a 160º C. Diferente do lubrificante para carro que exige adicional para caixa e diferencial, na motocicleta o mesmo lubrificante do motor é também para caixa e embreagem. Daí os cuidados importantes para sempre utilizar o óleo específico. Fica a dica!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário