quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Como reduzir o consumo de combustível do veículo?

Como reduzir o consumo de combustível do veículo?
Crilub traz cinco maneiras de reduzir despesas

Hoje em dia um dos maiores gastos que os veículos apresentam é com combustível. Nem todos os tipos de motores são feitos para economizar, mas existem outras maneiras de poupar os gastos. Cuidar da manutenção do carro, principalmente neste período em que as viagens são mais frequentes, é uma das maneiras de reduzir despesas. Por isso a Crilub separou cinco formas para moderar o consumo: 

1 - Óleo lubrificante

Uma das melhores formas de economizar combustível é estar atento aos prazos recomendados pelos fabricantes para troca de óleo lubrificante do veículo. Também é importante seguir as especificações técnicas fornecidas no manual. Quando o lubrificante está vencido ou tem má qualidade há um aumento no atrito interno das peças do motor e isso reflete de maneira negativa no consumo de combustível. 

2 - Pneus e rodas

Os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo de combustível do veículo devido à resistência ao rolamento. Os pneus e rodas do carro não podem estar tortos nem desalinhados. É muito importante manter os pneus calibrados com a recomendação de pressão das montadoras. O balanceamento e geometria devem ser feitos, em média, a cada 10 mil quilômetros, em caso de condições extremas de uso e/ou desgaste irregular a intervenção deve ser adiantada.

3 - Filtro de ar

A função do filtro de ar é separar e eliminar as partículas em suspensão no ar aspirado pelo motor. Assim o filtro garante que só o ar sem impurezas chegue á câmara de combustão, ou seja, está diretamente ligado á mistura de ar e combustível. Quando há excesso de sujeira a entrada de ar é dificultada, aumentando o consumo. Consulte o manual fornecido pelo fabricante do veículo para saber qual é o prazo para a troca do filtro de ar.

4 - Uso do acelerador e freio de forma extrema

Acelerar e frear bruscamente aumenta o consumo de combustível, além de prejudicar a segurança de quem está dentro e fora do veículo. Acelere gradativamente, assim o motor apresentará maior eficiência sem consumir combustível de maneira exagerada. Em algumas situações, frear com calma possibilita ao condutor aproveitar a inercia do veículo para retomar a velocidade, favorecendo a economia de combustível.

5 - Motores superaquecidos

O motor do veículo não pode trabalhar acima da temperatura ideal de funcionamento. Quando o motor está superaquecido, perde a potência, o que reflete diretamente no aumento do consumo de combustível. O motor consome menos quando está aquecido na medida certa, indicada no mostrador no 

Pretende viajar nas férias de verão? Procure os serviços da Crilub e garante o bom funcionamento de seu veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário