terça-feira, 28 de junho de 2016

Riscos que você corre ao calibrar os pneus de maneira errada

Riscos que você corre ao calibrar os pneus de maneira errada


Deixar de calibrar os pneus do carro pode diminuir a vida útil do veículo em 45% e aumentar 4% o consumo de combustível. No entanto, esses riscos não se restringem somente ao bolso. A calibragem incorreta pode comprometer sua segurança e a do veículo. A recomendação das montadoras é encher os pneus todas as semanas, quando ainda estão frios.

Confira agora os riscos que você corre quando há falta de calibragem dos pneus:

1- O carro fica mais propenso à aquaplanagem: os pneus estão ligados diretamente a qualquer variação na pressão, seja ela aumentada ou diminuída, pode alterar o comportamento do veículo.
Quando o pneu deixa de ser calibrado e fica murcho, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra agua pra frente ao entrar em um piso molhado. Por causa disso, o acumulo de agua a frente do veículo é maior, causando assim a aquaplanagem.

2- Seu pneu pode sofrer danos por impacto: com a baixa pressão os pneus ficam mais suscetíveis a danos na lateral, causados pelo impacto e isso, causa bolha na lateral. É importante lembrar que essa bolha pode estourar e acabar com pneu.

3- SUV pode capotar: em geral os SUVs são mais propensos ao capotamento e os riscos só aumentam com a falta de calibragem dos pneus. 

4- A Picape pode perder estabilidade no eixo traseiro: é importante ressaltar que todo o tipo de carroceria sofre quando a falhas na calibragem, mas a picape, especialmente, fica instável quando os pneus tem pressão acima do normal. Ao carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus, mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora.

5- A frenagem do seu veículo pode piorar: a lateral do pneu é responsável por carregar a maior parte da carga do veículo. Quando há o excesso de pressão na calibragem, a área de contato do pneu com o solo diminui. Assim, o carro pode aumentar o espaço de frenagem.

Ao revisar o seu veículo na Crilub, os pneus do veículo também são inspecionados e calibrados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário