sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Como prolongar a vida útil do ar condicionado do seu veículo?

Como prolongar a vida útil do ar condicionado do seu veículo?

As temperaturas começam a aumentar e o sistema de ar condicionado, assim como qualquer componente veicular, requer cuidados básicos para proporcionar sempre bom desempenho. Fique atento às dicas da Crilub e siga as recomendações para prolongar a vida útil do ar condicionado do seu veículo:

1) Antes de ligar o aparelho, ligue primeiro o motor. Depois de aproximadamente 30 segundos, ligue o ar condicionado. De preferência, desligue-o antes de desligar o motor.

2) Evite ligar o ar condicionado com o motor em alta rotação, pois causa desgaste prematuro nos seus componentes.

3) Use o ar condicionado na estrada é mais econômico, pois com as janelas fechadas há menos atrito com  ar, exigindo menos do motor e do próprio ar condicionado.

4) É recomendado fazer a troca do filtro no máximo a cada seis meses. Mas caso você perceba que o ar condicionado demore mais tempo de costume para resfriar, sensação de perda de potência ou mau cheiro no seu funcionamento, tais sinais podem indicar o momento da troca do filtro ou outro tipo de intervenção. É importante lembrar que há carros que não possuem filtro, neste caso é o evaporador (responsável pelo resfriamento do ar) que faz essa função.

5) Se estiver muito quente dentro do carro, é recomendável primeiro arejá-lo, abrindo todas as janelas e deixando o ventilador na potência máxima por alguns segundos. Esse procedimento proporciona um melhor desempenho.

6) Mesmo durante o inverno, ou nos períodos em que o ar condicionado não é muito utilizado, deve-se ligar o ar condicionado pelo menos uma vez por semana, por no mínimo dez minutos. Esse simples procedimento evita que o aparelho fique parado por longos períodos de tempo, garantindo a circulação do gás e do óleo de lubrificação do compressor.

Consulte a equipe da Crilub em Criciúma e saiba quais os procedimentos para melhorar e evitar problemas com o ar condicionado do seu veículo.

Fonte: Clique Automotivo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário