terça-feira, 30 de setembro de 2014

Você sabe tudo sobre a troca de óleo?

Você sabe tudo sobre a troca de óleo?

O lubrificante é item importantíssimo na manutenção do carro, pois atenua os efeitos causados pelo atrito de uma peça na outra, dentro do motor. A seguir, confira a importância de manter a troca desse e de outros fluidos sempre em dia.

Quando devo trocar o óleo do carro?

Você encontra a hora certa de trocar o óleo do seu carro no manual do proprietário. Provavelmente, haverá dois tipos de prazo: um para uso normal e outro para o severo. Uma condição de uso severo é típica de veículos que trafegam em centros urbanos ou em estradas com poeira. Já o uso leve é aquele carro que trafega percursos longos a velocidades constantes.


Por que é importante trocar o óleo na quilometragem certa?

Passado o tempo recomendado, o líquido começa a ficar muito sujo,  espesso e a função de lubrificar o motor acaba comprometida. Isso pode gerar diversos danos ao automóvel.


Por que é importante fazer a troca do óleo com o motor quente?

Nessas condições, o óleo fica mais fluido (leve e fino), facilitando sua retirada do motor.


Qual a diferença entre o óleo sintético e o mineral?

Eles são obtidos de maneiras diferentes. Os minerais vêm da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Já os sintéticos são gerados por reação química, resultando assim em produtos de maior nível de desempenho.


Posso misturar óleo sintético com mineral?

Não é recomendado que se misturem óleos de bases diferentes, pois em alguns casos essa mistura pode trazer problemas para o motor.


Vale a pena usar óleo melhor que o recomendado no manual do proprietário?

Sim, pois quanto melhor for o óleo, maior será o benefício. O que precisa ser levado em conta é o custo do lubrificante, que pode sair até pelo dobro do preço. Segundo especialistas, a troca vale a pena, principalmente quando se pretende ficar muito tempo com o mesmo veículo.


Quando o filtro de óleo deve ser trocado?

O filtro é responsável por reter as impurezas do óleo, que seriam depositadas no motor. Por causa do acúmulo de sujeira, a passagem do lubrificante fica prejudicada e isso pode gerar danos no motor. O período de troca do filtro de óleo também é recomendado pelo fabricante do veículo, mas normalmente ela é feita a cada troca de óleo.


Qual a importância do óleo de freio?

O bom funcionamento do sistema de frenagem depende do fluido de freio e do estado dos discos, pastilhas, lonas e tambores. O recomendável é que esse fluido seja trocado a cada dois anos ou 40 mil km, o que ocorrer primeiro. Já as pastilhas devem ser verificadas a cada 10 mil km e trocadas quando necessário.


Para que serve o fluido hidráulico?

Para que a direção gire com facilidade. Quando falta fluido, a direção começa a ranger e pode até travar. Para não correr esse risco, complete o líquido sempre que estiver abaixo do nível recomendado pelo fabricante.





Fonte: M de Mulher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário