quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Manutenção do carro: a hora da troca de óleo

Manutenção do carro: a hora da troca de óleo


É comum o frentista no posto de combustível avisar da necessidade da troca de óleo. Mas a dica de profissionais é de que procure um técnico especializado. “O veículo quente deixa  o óleo ainda circulando por todo o motor e não é possível precisar com exatidão o nível dele. Para verificar o nível do óleo de forma adequada, o motor do carro deve estar parado há pelo menos dez ou quinze minutos”, explica Vanderson Silva, técnico em lubrificação na Crilub.

No caso de ficar realmente constatado que o nível do óleo está baixo a recomendação é fazer a troca de óleo em um centro especializado. “O principal cuidado que se deve ter é de verificar o tipo de óleo que está sendo utilizado. Recomenda-se colocar o mesmo tipo de óleo que já esteja rodando no veículo”, pondera Silva.

Aconselha-se verificar periodicamente do nível do óleo do veículo para evitar eventuais surpresas desagradáveis (e caras). É importante que se procure respeitar a data da próxima troca constante no adesivo que é colocado no para-brisa, evitando que o óleo fique muito velho e sem viscosidade.
Silva traz ainda outras dicas para manter o veículo em boas condições. “A mistura na qualidade do óleo pode prejudicar o motor. Orientamos também para que aproveite a troca de óleo e troque também o filtro de óleo e o filtro de ar”, complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário