Qual a importância em procurar um centro automotivo após a compra do veículo seminovo?
Especialistas trazem justificativas
Nevio Questering aguarda realizações dos serviços |
Toda negociação na compra de um veículo usado ou seminovo exige cautela do cliente. Para evitar problemas, deve-se pesquisar minuciosamente o histórico do automóvel e a credibilidade do vendedor. Mas após adquiri-lo, especialistas recomendam uma série de cuidados que devem ser tomados com a procura de um centro automotivo credenciado para revisar determinados itens de segurança.
Morador do município de Nova Veneza, o criador de gados e produtor Nevio Questering comprou recentemente um veículo seminovo da Renault. Por indicação, Questering escolheu um centro automotivo especializado. “Meu filho já havia trocado o óleo na Crilub. Como acabei de comprar o carro, ele sugeriu para que fizesse a manutenção preventiva de algumas peças”, relembra.
De acordo com o diretor da Crilub, a revisão do seminovo não passa apenas pela troca de lubrificante. “Para conservar a durabilidade do motor, o novo proprietário deve fazer a troca de óleo, filtro e filtro de combustível o quanto antes. Mas há a necessidade de se analisar outras funções como fluido de freio, do cárter e alinhamento e balanceamento dos pneus”, aponta Fernando Meller.
Confira a seguir outras dicas para deixar seu carro seminovo em condições seguras:
Fluido de freio: um dos itens mais importantes para a segurança do veículo deve ser trocado a cada dois anos. Como a maioria dos proprietários não se preocupam com ele, o ideal é trocá-lo já que não é possível identificar o prazo de validade.
Óleo, filtro de óleo e filtro de combustível: independente de quando foi trocado, o ideal é que o novo proprietário realiza a troca o mais breve possível e assim evitar impurezas e conservar a durabilidade do motor.
Pastilhas e discos de freio: outros itens de extrema importância que também devem ser verificados. Só devem ser trocados quando necessário.
Alinhamento e balanceamento: mesmo não percebendo nenhuma alteração no comportamento do veículo é necessário que esses serviços sejam realizados. Sem contar que irá prevenir desgaste irregular dos pneus.
Correia dentada: caso o veículo tenha mais de 50 mil km, o ideal é que se substitua o item. Assim, evitará problemos futuros (como fundição do motor) caso a correia se rompa.
Velas de ignição: verifique se as velas estão em ordem para que não haja perda de potência, aumento do consumo de combustível ou até falhas no funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário