Riscos que você corre ao calibrar os pneus de maneira errada
Deixar de calibrar os pneus do carro pode diminuir a vida útil do veículo em 45% e aumentar 4% o consumo de combustível. No entanto, esses riscos não se restringem somente ao bolso. A calibragem incorreta pode comprometer sua segurança e a do veículo. A recomendação das montadoras é encher os pneus todas as semanas, quando ainda estão frios.
Confira agora os riscos que você corre quando há falta de calibragem dos pneus:
1- O carro fica mais propenso à aquaplanagem: os pneus estão ligados diretamente a qualquer variação na pressão, seja ela aumentada ou diminuída, pode alterar o comportamento do veículo.
Quando o pneu deixa de ser calibrado e fica murcho, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra agua pra frente ao entrar em um piso molhado. Por causa disso, o acumulo de agua a frente do veículo é maior, causando assim a aquaplanagem.
2- Seu pneu pode sofrer danos por impacto: com a baixa pressão os pneus ficam mais suscetíveis a danos na lateral, causados pelo impacto e isso, causa bolha na lateral. É importante lembrar que essa bolha pode estourar e acabar com pneu.
3- SUV pode capotar: em geral os SUVs são mais propensos ao capotamento e os riscos só aumentam com a falta de calibragem dos pneus.
4- A Picape pode perder estabilidade no eixo traseiro: é importante ressaltar que todo o tipo de carroceria sofre quando a falhas na calibragem, mas a picape, especialmente, fica instável quando os pneus tem pressão acima do normal. Ao carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus, mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora.
5- A frenagem do seu veículo pode piorar: a lateral do pneu é responsável por carregar a maior parte da carga do veículo. Quando há o excesso de pressão na calibragem, a área de contato do pneu com o solo diminui. Assim, o carro pode aumentar o espaço de frenagem.
Ao revisar o seu veículo na Crilub, os pneus do veículo também são inspecionados e calibrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário