terça-feira, 14 de agosto de 2018

Quais os principais cuidados com os filtros do carro?


Quais os principais cuidados com os filtros do carro?

Cada carro possui uma frequência determinada pelo fabricante para a realização da troca do filtro, portanto, é preciso estar atento aos prazos, funções e perigos causados pela sua má conservação.

Para cada tipo de filtro existe um cuidado diferente, uma vez que cada um desempenha uma função distinta. O filtro de ar, por exemplo, exerce a função de purificar o ar expelido pelo motor, para que assim somente ar puro chegue à câmara de combustão. A manutenção, nesse caso, deverá acontecer, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros, pois a falta de cuidados pode provocar aumento do consumo de combustível.

Já o filtro de óleo do motor, que tem o objetivo de reter as impurezas existentes no circuito de lubrificação e garantir a durabilidade do motor, tem necessidade de troca, junto ao óleo, entre 10 ou 15 mil quilômetros rodados. Se não realizado a troca corretamente, além de causar problemas em peças internas, pode até mesmo fundir o motor.

Enquanto isso, o filtro de combustível tem o encargo de filtrar as impurezas da gasolina e álcool antes do combustível queimar. O período da substituição nesses casos pode variar, também, entre 10 ou 15 mil quilômetros. Quando em mal estado, pode comprometer o sistema de injeção e a bomba de combustível.

Por fim, o filtro do ar condicionado tem a função de purificar o ar da rua e garantir ar limpo e sem odores no interior do veículo. A falta de substituição pode ocasionar até mesmo problemas respiratórios graves. O período de troca, nesse caso, dependerá do uso do motorista.

Peças simples e de fácil manutenção como os filtros podem causar problemas maiores quando não vistoriados ou trocados no tempo certo. Para evitar futuras complicações, leve seu carro em um centro especializado como a Crilub e utilize somente óleos e lubrificantes de confiança.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário