sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Por que o nível do óleo do motor baixa tanto em viagens?

Por que o nível do óleo do motor baixa tanto em viagens?


Mesmo com toda tecnologia no desenvolvimento de peças e motores, o óleo ainda é consumido, reduzindo o nível do reservatório. O lubrificante do motor pode baixar até um litro a cada mil quilômetros rodados, mesmo que o automóvel não tenha nenhum problema. Por isso, é comum que o nível do óleo do motor baixe em viagem prolongadas, podendo haver necessidade de completa-lo antes das trocas.

Caso o motor esteja consumindo mais que um litro de óleo a cada mil quilômetros rodados, fique atento, pois isso pode indicar que há algum problema. “No caso de o proprietário perceber que o veículo está com consumo elevado, deve observar o chão da garagem, pois pode haver um vazamento que explique o gasto excessivo. Se não encontrar vazamentos procure centro automotivo especializado para diagnosticar o problema”, explica o técnico em lubrificação Vanderson Nazario.

O óleo lubrificante é fundamental para o bom funcionamento do motor, ele reduz o atrito entre as peças e aumenta o rendimento, além de poder ser responsável pela redução do consumo de combustível. “É importante trocar o óleo do motor no prazo correto, mesmo quando se completa o nível com óleo novo. O lubrificante antigo pode criar borra no motor”, esclarece Nazario. O prazo da troca de óleo vem especificado no manual do proprietário.

 Como medir o nível do óleo do motor?

É importante esperar pelo menos 15 minutos após o motor ter sido desligado para medir o nível. Isso porque com o motor quente o óleo ainda não desceu todo para o reservatório, podendo dar a falsa impressão de que o nível está baixo. O nível correto da vareta é entre o mínimo e o máximo.

Chegou a hora de trocar o óleo do motor? Procure um centro especializado. Na Crilub você encontra profissionais de confiança e produtos com garantia e procedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário