terça-feira, 12 de maio de 2015

13 de maio: Dia do Automóvel no Brasil

13 de maio: Dia do Automóvel no Brasil


Você sabia que 13 de maio é o Dia do Automóvel no Brasil? Oficialmente criado em 1934, por Getúlio Vargas. E por que 13 de maio? Há explicações divergentes.

A primeira viagem de carro 
Uma das versões sobre a origem do Dia do Automóvel afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen - ou Motorcar.

O primeiro carro de passeio brasileiro 
Outra versão para a escolha de 13 de maio como o Dia do Automóvel é de que a data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro. O modelo da Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.

A primeira estrada pavimentada do Brasil 
Uma terceira hipótese quanto à origem do Dia do Automóvel no país é a abertura da primeira estrada pavimentado do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, cerca de 66 quilômetros ao norte, foi inaugurada em 13 de maio de 1926, e tinha até sinalização - embora as placas fossem de cimento, e não de metal, como atualmente.

Independente da razão da escolha da data, vale lembrar e comemorar o Dia do Automóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário