segunda-feira, 18 de maio de 2015

Quando trocar o filtro do ar do carro

Quando trocar o filtro do ar do carro


Na condução todo o cuidado é pouco! De forma a minimizar os riscos e a garantir a máxima segurança ao volante, o condutor deve analisar o comportamento do carro na estrada prevenir o correto funcionamento das peças automóveis. Conhecer as peças de um carro e a durabilidade das mesmas é meio caminho percorrido para evitar acidentes. Saiba o que é o filtro do ar de um carro e quando é que este deve ser substituído. Assim, conseguirá poupar muito dinheiro e desfrutar de todos os prazeres que a condução lhe oferece.

O filtro do ar e as suas funções

O filtro do ar é uma das peças automóveis mais importantes de um carro, na medida em que retém todas as impurezas do ar que entram no motor. À medida que o lixo se vai acumulando no filtro do ar, aumenta o risco das impurezas chegarem à câmara de combustão e, consequentemente, maiores poderão ser os danos provocados no motor do carro.

Uma das principais funções do filtro do ar é a verificação do estado do motor. Através do filtro do ar pode verificar se o motor do seu carro está a ter o rendimento esperado. Quando o motor está aquém do esperado, isso conduz, inevitavelmente, à diminuição do desempenho do automóvel e a um aumento considerável do consumo de combustível.

O que pode ser uma pequena dificuldade e de fácil reparação, como a substituição do filtro do ar, pode levar a problemas gigantescos, como a substituição do motor se não for detectado a tempo.

No funcionamento de um carro, nenhuma peça vale isoladamente, pois o automóvel vale pelo seu conjunto e pela sincronização de movimentos existente entre as peças. Previna-se e acompanhe a condição dos filtros do carro, faça sempre uma revisão.

E então quando mudar o filtro do ar?


Não existe nenhuma data concreta para a mudança do filtro do ar de um carro. Contudo, isso não quer dizer que tem de esperar que o motor do seu carro deite uma nuvem de fumo para saber que tem de mudar o filtro do ar. Não!

A validade de um filtro do ar pode ser contabilizada pela quilometragem ou pelo tempo do seu carro. Pela quilometragem é aconselhável que a substituição do filtro do ar seja feita aos 7,500 quilômetros, isto porque os filtros do ar têm autonomia para 10,000 quilômetros nas superfícies urbanas e 5,000 quilômetros nas superfícies rurais. Desta forma, o meio-termo será a medida correta a aplicar, porque o carro nem sempre anda no asfalto. Se não tiver a noção dos quilômetros que o seu carro já percorreu, leve-o à substituição do filtro do ar de 6 em 6 meses.

Quando retira o filtro do ar e o coloca contra a luz, consegue verificar a quantidade de impurezas que nele estão contidas. Porém, o facto de o filtro do ar estar sujo não quer dizer que a sua substituição seja imediata e obrigatória. Antes pelo contrário! Quando o filtro do ar está inquinado é positivo, na medida em que consegue ser mais eficaz ao reter partículas ínfimas que prejudicam o funcionamento do motor e que provocam o aumento do consumo de combustível.

A substituição do filtro do ar é um procedimento que exige a máxima perspicácia do condutor, de modo a que não se crie uma restrição significativa na passagem do fluxo do ar. Assim estará a zelar pela “saúde” do seu carro e conseguirá poupar dinheiro e muito combustível! O seu carro ficará em grande forma e ao mesmo tempo é amigo do ambiente.

Fonte: Amolgadelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário