quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Filtro de ar x filtro de ar condicionado: as diferenças entre os itens do seu veículo

Filtro de ar x filtro de ar condicionado: as diferenças entre os itens do seu veículo

Imagem com filtro de ar limpo e filtro de ar sujo (à direita)
Apesar de parecidos e com função semelhantes, o filtro de ar e o filtro de ar condicionado têm muitas diferenças. O primeiro cuida do motor. O segundo protege os seus pulmões.

Quando se fala em filtro de ar, o assunto é relacionado ao motor do seu automóvel. Ele tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão.  Geralmente é quadrado e fica protegido por uma caixa plástica junto ao motor. Na maioria dos casos, é fácil e rápido de ser trocado. A recomendação é para ser substituído, em média, a cada 10 mil quilômetros.

Já o filtro do ar condicionado, também chamado de filtro de cabine, evita que impurezas da rua entrem no veículo, além de evitar cheiros ruins. Diferentemente do outro, ele não tem prazo de troca por quilometragem, vai depender de como o motorista usa o carro. Se o veículo circula mais em estradas empoeiradas, por exemplo, o filtro terá duração menor. Ele é mais complicado de ser trocado, pois quase sempre precisa ser retirada parte do painel. “É fundamental a checagem periódica pelo menos a cada 20 mil quilômetros”, recomenda o técnico em lubrificação da Crilub, Vanderson Silva.

Apesar da diferença, os cuidados com os dois devem ser os mesmos. “Durante uma revisão e troca de óleo já procuramos observar o nível dos filtros de combustível, ar e cabine pois o período de troca depende do local onde o veículo trafega”, diz Silva.

Tanto o filtro de ar como o filtro de ar condicionado podem ser substituídos pela equipe da Crilub em Criciúma. Consulte valores e condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário