quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Os perigos do sol em seu veículo: Dicas para cuidar do seu carro no calor

Os perigos do sol em seu veículo: Dicas para cuidar do seu carro no calor


O verão pode trazer sérios danos ao automóvel. O clima quente, além de aumentar a temperatura interna do veículo, estraga a pintura, bancos e as partes plásticas. Principalmente se o automóvel for submetido à superexposição solar. 

A incidência dos raios ultravioleta sobre a lataria provoca mancha esbranquiçada e queimaduras na pintura. Quem mais sofre com os efeitos solares são os carros de cores escuras. Os veículos de cor preta, vermelha, azul e o verde, por reterem mais calor, absorvem mais os raios solares. O sol também representa um perigo para as partes plásticas do carro. Para  ter uma  ideia, o painel de um carro que fica exposto a uma temperatura de 35 graus centígrados chega  a atingir 65 graus. Se o automóvel for de cor preta, o calor que incide sobre a peça pode chegar a 68 graus.

O painel, para-choques, puxadores e outras partes expostas aos raios solares tendem a ressecar e ficar opacas. Em alguns casos pode trincar. 

Existem alguns cuidados que impedem que os efeitos prejudiciais dos raios ultravioletas danifiquem o carro, por exemplo: Realizar o polimento da pintura após a lavagem. Uma forma mais eficiente e duradoura é a revitalização. Ela é indicada para os carros  que apresentam perda da cor. No processo de revitalização da pintura são usados produtos mais abrasivos, que removem a oxidação, pequenos riscos, imperfeições e manchas provocadas pela exposição excessiva ao sol. O polímero acrílico, que compõe a cera revitalizadora, proporciona um brilho intenso e a proteção necessária para a pintura do carro.

Oito dicas que você pode tomar para cuidar do seu carro no calor

1 – Proteger o para-brisa

O tapa sol é uma das soluções mais baratas para evitar que o seu carro vire um forno. Feito com material que bloqueia os raios solares (dupla face, uma de PET-Alumínio e a outra em polietileno com bolhas de ar), ele consegue reduzir até 40ºC a temperatura interna do carro. A durabilidade de um tapa sol é de 10 anos e hoje em dia não existe apenas os modelos básicos. Dá para diversificar e escolher desenhos customizados no equipamento. Existe mais de 10 tipos e com estampas diferentes.

2 – Proteger o carro

Nem sempre é possível parar o carro em uma sombra, e se não houver garagem coberta onde geralmente o carro passa boa parte do dia, a exposição é maior a sol e chuva. Neste caso, a capa protetora é necessária, tanto para evitar os raios U.V. como para garantir que riscos não sejam causados na lataria. Existe capa para carros extra grandes, grandes, médios e pequenos.

3 – Proteger os bancos

O estofamento sofre bastante com as altas temperaturas e os raios do sol. No caso de banco de couro, os danos chegam a ser maiores e há risco até de queimaduras dos passageiros. O mercado evoluiu bastante e os fornecedores produzem capas que se moldam perfeitamente aos bancos e ainda protegem os bancos originais de raios U.V. 

4 – Troca de ar interno

Mesmo com capa protetora do carro ou tapa sol é indicado que logo ao abrir as portas do carro após a exposição solar, deixe o ar externo circular no interior e mantenha pelo menos uma porta aberta por 1 a 2 minutos. Depois disso entre no veículo.

5 – Atenção com o ar-condicionado

Procure não ligar imediatamente o equipamento, abra as janelas e permita a troca de ar com o carro em movimento ao menos por dois quarteirões. Se o interior estiver muito quente, ande com os vidros abertos e ligue o ar. Lembre-se que a temperatura não diminui instantaneamente e se for andar curta distância, mantenha os vidros abertos em vez de ligar o ar-condicionado. Para evitar choque térmico é recomendado desligar o ar pouco antes de você chegar ao destino e equilibrar a temperatura interna e externa. Mantenha a manutenção desse item em dia.

6 – Cuidado ao lavar o carro

Em dia quente, ensolarado, não lave o carro sob o sol. Os raios causam desgaste na pintura e com o uso de produtos químicos esse processo se acelera e manchas podem surgir. Também espere que a carroceria e/ou motor estejam frios para jogar água. O uso de cera para polimento cria uma película protetora e é sempre indicado, além de dar brilho. Alguns produtos possuem partículas que ajudam cores mais escuras. A lista de ceras e shampoos para limpeza é variada.

7 – Olho na temperatura do motor

O indicador de temperatura do motor é fundamental para não ter problemas graves. Alguns carros têm apenas um sinal luminoso para informar se o motor está muito quente. No caso dessa luz acender ou o ponteiro chegar perto do ponto vermelho, é necessário parar o veículo e desligá-lo imediatamente para evitar danos no cabeçote ou juntas.

Caso o carro ferva, é preciso aguardar o motor resfriar, e em hipótese alguma tente abrir o reservatório de água, pois há risco grande de queimadura. Quando o motor estiver frio, tente completar com água para chegar ao destino, mas se houver grande distância a percorrer o ideal é chamar um profissional especializado.

Não deixe de conferir também o nível da água do radiador e use sempre aditivo. Caso precise completar, tente usar água de poços artesianos, que possuem menos minerais e cloro. Essas substâncias podem atrapalhar o funcionamento do sistema de arrefecimento com o tempo.

8 – Calibragem dos pneus

Em dias quentes, o atrito da borracha contra o solo é mais intenso. Assim, tenha atenção para manter os pneus sempre calibrados e verifique-os ao menos uma vez por semana. Para saber a pressão correta, confira o que a montadora do seu carro recomenda. Tente calibrar os pneus pela manhã, antes do veículo ter percorrido distâncias superiores a 10 km. O calor aumenta a pressão e você não terá um resultado eficaz. Manter os pneus em dia ajuda na economia do consumo de combustível.

Fonte: Transal Transportadora/ Carros Infoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário