sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Quais os 3 tipos de óleo para carro?

Quais os 3 tipos de óleo para carro?

O óleo tem função importante para a conservação e o bom funcionamento do motor, dessa forma, precisa ser de qualidade e passar confiança. Recentemente, falamos sobre a importância de usar o óleo correto no seu carro, mas você sabia que existem três tipos diferentes de óleo? São eles: mineral, sintético e semissintético.

Mineral
O óleo mineral é obtido do refino do petróleo cru e diferente dos outros tipos não é feito artificialmente. Esse tipo é o mais comum e tradicional do mercado, sendo assim de menor valor que os demais, necessitando com mais frequência de reposição. Comumente utilizado em veículos mais antigos, ele se divide em três categorias: óleo mineral de base parafínico, óleo mineral de base naftênico e óleo mineral de base misto.

Sintético
Já os óleos sintéticos passam por uma “manipulação” e aperfeiçoamento do produto. Eles têm uma resistência superior aos minerais em relação à temperatura e influência de agentes químicos. Indicado fortemente a carros muito utilizados diariamente, principalmente de grandes cidades, tem durabilidade maior que o mineral. Também são divididos em categorias: hidrocarbonetos sintéticos, poliolésteres, diésteres, óleos de silicone e poliésteres perfluorados.

Semissintético
Por fim, o óleo semissintético, produzido com a junção dos dois outros tipos, é o mais recomendado para veículos com motores de alta rotação, mas também pode ser utilizado em menores. Possui alta durabilidade e desempenho superior aos outros.
Para saber qual  o ideal para seu veículo o recomendado é levar seu carro em um centro automotivo especializado de confiança para uma avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário